Qual é o seu comportamento na adversidade?

Qual a situação mais difícil que passou na vida? E qual foi seu comportamento diante dela?

Exemplos de adversidade: Desemprego, família disfuncional (violência doméstica, sexual, etc), dor pela perda inesperada de uma pessoa muito querida, perda material devido catástrofe da natureza, guerra, acidente, pandemia (covid-19), etc.

A COVID-19 é uma adversidade que tomou uma proporção que a maioria das pessoas não imaginava e teve / terá um impacto que talvez só conseguiremos mensurar a longo prazo.

Quando começou havia muita incerteza, ninguém sabia como lidar, cenário foi se tornando caótico, muitas brigas política, medo, aumento da violência, desemprego, mortes, corrupção, fake news, etc.

A empresa que trabalho nos colocou para trabalhar em casa, na fase de adaptação sofri com ansiedade, engordei, tive momentos de baixo astral, mas logo que percebi esse comportamento comecei a buscar mais a Deus em oração, cantar hinos de louvores a Deus durante o dia, participei dos cultos online da igreja que frequento, comecei fazer resumo dos cultos, além da leitura da Bíblia que já estava na minha rotina e voltei fazer exercícios em casa. Esse conjunto de atividades contribuíram para estabelecimento do meu humor, reduziu significativamente minha ansiedade e recuperei meu peso. Tenho certeza que se não fosse meu apego e desejo de me aproximar de Deus, poderia facilmente ter ficado depressiva.

O livro da Bíblia que estava lendo no começo da quarentena era 2 Crônicas 32, que conta a história do rei Ezequias diante da ameaça de guerra do rei Senaqueribe da Assíria. Por todos esses meses fiquei refletindo sobre a história do rei Ezequias, porque fiquei admirada com o comportamento dele, diante da ameaça de guerra, que não é muito diferente da situação de pandemia que estamos vivendo, pois os sentimentos dos personagens são muito semelhantes ao que estamos sentindo: Incerteza, medo, isolamento, etc.

Confira no vídeo minha reflexão:

O que aprendi com o comportamento do rei Ezequias?

  • Confie e seja fiel a Deus;
  • Na angústia e alegria, ore a Deus;
  • Não guarde para si, o que Deus colocar em seu coração;
  • Use as ferramentas que você já tem;
  • Seja luz na vida das pessoas;
  • Não se deixe abater pelas críticas não construtivas.

Leia você também a história completa do rei Ezequias:

Comece pelo livro 2 Reis capítulo 18, leia até o capítulo da morte dele e depois leia 2 Crônicas capítulo 29 até o capítulo 32 – Crônicas conta os sucessos dos reis, ou seja, é um complemento do livro de Reis.

E por favor, me conte se minha reflexão fez sentido para você e o que aprendeu com a história dele. Se não se sentir a vontade de comentar, pode me mandar um email: eliangela.ilopes@gmail.com


Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s