I Reis cap. 9, versículo 2: Pela 2º vez, Deus aparece para Salomão em sonho.
I Reis cap. 9, versículos 6-7: E o Senhor disse a Salomão: Porém se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes e servides a outros deuses, e vos curvardes perante eles, então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença: e Israel será por ditado e mote, entre todos.
Essa 2º aparição de Deus em sonho para Salomão demonstra o conhecimento de Deus sobre o futuro de Salomão, ele sabia que Salomão iria errar, mas ainda assim quis alertá-lo. Observe o cuidado que Deus tem com aqueles que ele ama, além de ser uma prova do livre arbítrio, mas também as consequências de nossos atos.
I Reis 9, versículo 25: Antes de Salomão errar perante Deus, ele seguia aos estatutos e mandamentos de Deus, ele oferecia 3 vezes a cada ano holocaustos e sacrifícios pacíficos sobre o altar que edificaram ao Senhor, e queimava incenso sobre o que estava perante o Senhor .
No antigo testamento encontramos detalhes do motivo e como eram feito os sacrifícios. Os sacrifícios aconteciam para purificação e perdão dos pecados e sempre foi usado animais.
Depois que Deus trouxe Jesus ao mundo e ouve o sacrifício dele na cruz, para perdão dos nossos pecados, então não houve mais necessidade de realizar esses holocaustos.
Já no Egito antigo existem relatos não comprovados , que os egípcios faziam sacrifício humano. Infelizmente ainda hoje é feito sacrifício humano em algumas culturas 😦
Observe que a sabedoria que Deus deu a Salomão correu em muitos países, através de mercadores e pessoas comuns. Então, ele recebeu muitas visitas de reis querendo comprovar tudo àquilo que falavam sobre ele.
I Reis 10, versículo 1: E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas.
I Reis 10, versículo 4-5: E vendo toda sua sabedoria, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e os vestidos deles, e os seus copeiros, e a sua subida, pela qual subia à casa do Senhor, não houve mais espírito nela. Em II Crônicas 9, versículo 4, a frase “não houve mais espírito nela” muda para “O ficou como fora de si”.
Tem gente que acredita que aparência não tem nada a ver, mas nesse trecho da bíblia vemos como é relevante cuidarmos de nossa aparência e Salomão sabia disso, então com certeza investiu e orientou aqueles que trabalhavam para ele, quanto à importância de estarem arrumados e bem apresentados.
Confesso que a frase “não houver espírito nela”, não ficou claro o significado para mim. Então, deixei o tempo passar e não demorou muito para Deus me dar a resposta, através de um culto na igreja foi lido o livro II Crônicas 9, versículo 4 e foi explicado que ela ficou muito impressionada com tudo aquilo que havia visto, surpresa, como se não acreditasse no que estava vendo. Você já passou por alguma situação semelhante?
I Reis 11, versículos 1-3: O rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e tinha 700 mulheres, princesas e 300 concubinas: e suas mulheres perverteram o seu coração.
A frase “Mulheres Estranhas” me chama a atenção. O que significa?
A palavra estranha em meu entendimento tem relação com diferença cultural e religiosa: Os egípcios acreditavam em vários deuses, o povo hebreu somente em Deus, eles tinham imagens que representavam os deuses, enquanto os hebreus não tinham nenhuma imagem, o gato era tido como sagrado, enquanto os hebreus só tinha como sagrado Deus, a maneira de se vestir, entre outras diferenças.
Eu sou casada com um homem que é católico não praticante e em muitos assuntos, principalmente religioso, pensamos muito diferente. Então, para dar certo existe entre nós respeito, amor e paciência. Sem isso não teria como dar certo.
Ser casada com uma pessoa com religião diferente é meio que uma jornada solitária para ambos, porque você vai para igreja sozinha, enquanto o outro comemora o Natal sozinho, etc. Mas casar com uma pessoa da minha religião não é garantia de felicidade. Jesus estava certíssimo quando falou que nesse mundo viveremos aflições e por fim que a salvação é mesmo individual.
I Reis 11, versículo 4: No tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o seu coração para seguir outros deuses: e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.
O coração que se refere na bíblia não é o órgão e sim a nossa mente, nosso cérebro.
Imagine-se casado com 1.000 mulheres de culturas diferentes e falando sem parar no seu ouvido?
Imagine todas essas mulheres falando, lamentando o tempo todo a situação delas, por estarem longe de seus lares, sua cultura e seus deuses. Elas deviam sentir saudades de seus lares. E então, ele cedeu.
Essa parte da história de Salomão me faz lembrar da história de Sansão e Dalila, que encontra-se no livro Juízes 16 Versículo 4, devido a influência.
3º Parte da reflexão no YouTube: