A luz que habita em cada pessoa

Minha mãe organizou uma excursão para São José do Rio Preto, com o intuito de atender a uma necessidade com a guia de Deus.

Há alguns meses ela me convidou para a viagem, mas não me interessei, porém no final do mês de julho comecei a refletir sobre a viagem, nem lembrava mais o nome da cidade, mas fiquei pensando que como nunca tinha feito uma viagem assim, talvez aquele seria o momento de conhecer um pouco mais do operar de Deus junto com a irmandade. E assim, comprei a passagem.

O onibus saiu de Franco da Rocha às 00:30hs do dia 18/08/2018 e retornou às 15:30 do dia 19/08/2018. A viagem durou certa de 7:00hs e graças a Deus tudo correu bem durante o percurso.  Inclusive fui co-piloto do motorista em parte do trajeto, para encontrarmos a Chácara Varanda das Flores, local que iriamos ficar (zona rural de São José do Rio Preto).

Fomos muito bem recebidos pelo irmão e sua família ❤

A chácara era relativamente grande, com 4 quartos e 6 banheiros, mas considerando a quantidade de pessoas (42), estávamos cientes que seria necessário nos apertar, para que todos pudessem se acomodar.

Estádia com emoções – Sim, somos diferentes

É aí que inicia as emoções… 42 pessoas… cada um com um jeito de ser…

  • Alguns que falam demais, outros menos;
  • Alguns que reclamam muito, outros pouco;
  • Alguns que trabalham demais e outros menos;
  • Alguns que gostam de comandar ou melhor mandar os outros fazer as coisas por eles;
  • Alguns que assim como eu, trabalham, descansam e observam;
  • E outros que não fazem nada.

Em meio a tudo isso: pessoas te fazem felizes, pessoas te entristecem e vice versa.

Pensamento impróprio

Acontece que chega um momento que não conseguimos administrar todos os sentimentos recebidos e trocados, principalmente aqueles que de alguma maneira nos afeta. Fui afetada e a maneira que respondi a isso, como na maioria da vezes acontece, foi através do pensamento, pensei:

– Meu Deus, por que você não extermina todo mundo? E comece a exterminar por mim, que tenho muitos defeitos e tem tantas outras pessoas com mais defeito do que eu. (Comparar desagrada a Deus).

– Como que vou conseguir amar todos estes indivíduos? Cheios de defeitos! Pessoas que me deixam chateada, nervosa, mas que eu também as chateio e deixo-as nervosas. (Julgar desagrada a Deus)

– Ou seja, ninguém está seguindo ao seu mandamento, que é amar o próximo, amar uns aos outros. (Como posso saber?) 

Foi então que minha consciência emitiu um alerta:

– Meu Deus, quem sou eu para sugerir isso? Logo eu, que chamo meus seguidores do instagram de seres iluminados, logo eu, que sou um pontinho mal iluminado no universo, um ser inútil, insignificante. 

Após isso, minha maneira de pensar mudou:

– Comecei a imaginar que havia uma luz dentro de todas as pessoas que estavam ali e no mundo. Em algumas pessoas a luz estava fraquinha, outras apagadas, outras piscando sem parar, enfraquecidas e em outras a luz estava mais forte. As pessoas que estavam com a luz mais forte eram aquelas que a gente vê o amor presente, a preocupação pelo próximo, a vontade de servir.

Uma certeza:

– As luzes que estavam fracas ou fortes poderiam ser fortalecidas, poderiam iluminar ainda mais, muito mais que o farol alto de um veículo, por exemplo.

Por que digo que está luz pode se tornar forte dentro da gente?

– Porque se a gente se esforçar, crer, ter fé em Deus e no seu poder, ele tornará a luz forte. 

Desculpa, não entendi!

E para quem não entendeu o que quero dizer com a luz dentro de cada pessoa, refiro-me a evolução do ser humano, em nos tornarmos pessoas melhores, pessoas mais amáveis, em não deixarmos nos afetar por coisas banais, pois existe algo muito maior, muito mais importante, que é Deus e Jesus Cristo. E acredito que só conseguimos ser seres humanos melhores, mais iluminados,  quando andamos no caminho da verdade, no caminho da luz, que é o caminho de Deus.

O que é importante na sua vida? O que deve vir em primeiro lugar? Para mim o mais importante é Deus e Jesus Cristo, que morreu para perdão de nossos pecados e é o nosso salvador e intercessor.

Proteção e ação

Nem sempre a gente consegue se proteger do que as pessoas nos causam, acabamos nos chateando mesmo. E o que fazer? Oramos ainda mais por essa pessoa, para que Deus ajude e fortaleça a luz dela. A luz pode estar apagadinha, mas Deus tem poder de fazer a luz iluminar, resplandecer.

Talentos

O que observei também na viagem?

Que tiveram pessoas que saíram para fazer visitas, outros que saíram para fazer compras na feira, pessoas que ficaram na cozinha ajudando, outros que estavam sentados sem fazer nada, mas o que é não fazer nada?

Eles não estão fazendo nada: 

  • Para quem tá observando, pode julgar achando que a pessoa não está fazendo nada. Mas na verdade, a pessoa poderia estar refletindo sobre as coisas que estavam acontecendo, analisando o que poderia fazer para ajudar, conversando com Deus.

Eles foram fazer uma visita:

  • Os que estavam fazendo visitas, descobrindo os seus talentos e desenvolvendo os seus talentos, a caridade, a piedade.

Eles foram fazer compras na feira:

  • Os que estavam na feira escolhendo os alimentos certos, para que o pessoal da cozinha conseguissem preparar.

Eles estão cozinhando:

  • O pessoal da cozinha preparando uma comida deliciosa, top, maravilhosa.

Eles estão conversando:

  • E até aqueles que estavam sentados conversando, de repente contando uma obra, fortalecendo aquele irmão ou irmã que poderia estar mais fraco na fé.

Conclusão

Na primeira oração que fiz junto com os irmãos e irmãs, a irmã falou que ninguém é melhor do que ninguém, que todos somos iguais perante Deus.

Fui no culto, ainda estava um pouco chateada com algumas coisas que tinham acontecido, mas graças a Deus, já me sinto maravilhosamente bem, já esqueci e até reconheci minhas falhas.

E sabe qual foi o hino de encerramento?

Somos jóias preciosas do tesouro do senhor,

somos belas mui formosas,

somos jóias de valor…

Deus abençoe a todos vocês, que ele nos conceda, conforme sua vontade, o dom de amar o próximo, dom da paciência, da humildade e nos ensine a perdoar todos que nos machucarem, porque sozinhos, simplesmente não somos capazes, ou melhor, sozinha não sou capaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s